Publicado: 1 de julho de 2012 | Autor: Redação

Lorcaserina (BELVIQ)

A lorcaserina foi inicialmente desenvolvida e amplamente utilizada no combate ao diabetes mas passou a ser usada em larga escala na prevenção e controle da obesidade. Confira

A substância lorcaserina presente no medicamento de nome comercial BELVIQ do laboratório Arena Pharmaceuticals é um moderador de apetite aprovado por orgãos Americanos de Saúde, mas proibido pela Anvisa desde 2013. Belviq® (lorcaserina) é um medicamento supressor do apetite que age no sistema nervoso central ajudando pacientes obesos ou com obesidade moderada a perder peso, através da supressão do apetite. Esta sensação de não sentir fome leva o paciente a ingerir menos calorias nas refeições e, consequentemente ocasiona a redução do peso corporal.

 

Como funciona a Lorcaserina?

O cloridrato de lorcaserina tem ação direta nos receptores de serotonina presentes no cérebro, atuando como um eficaz inibidor de apetite, através do bloqueio da sensação de fome, o que confere a lorcaserina um aliado importante no combate à obesidade.

Lorcaserina é recomendada por especialistas americanos

O FDA mantém um grupo de profissionais especializados em diversas áreas da saúde do país para assessorar suas decisões. No dia 10 de maio de 2012 este grupo de especialistas aprova e indica a aprovação da lorcaserina para comercialização direcionada a adultos obesos com complicações relacionadas ao excesso de peso, como o diabetes e a hipertensão. Faça o download do estudo oficial em inglês sobre locarserin.

Lorcaserina no Brasil

No Brasil o medicamento Lorcaserina foi proibido pela Agência de Vigilância Sanitária, a Anvisa, com a alegação de não existir estudos no Brasil que comprovem sua eficácia.

Na mídia

Toda atenção dispensada ao medicamento denominado lorcaserina se justifica por ser o primeiro medicamento sintético para emagrecer em 13 anos aprovado pelo FDA, que conferiu a empresa farmacêutica Arena Pharmaceuticals, responsável por sua fabricação, um aumento de 45% nas ações da empresa na bolsa de valores americana.

REFERÊNCIAS

Laboratório Arena Pharmaceuticals: www.arenapharm.com/
FDA - U.S. Food And Drug Administration | http://www.fda.org
Divisão de drogas endocrinológicas e metabólicas do FDA - Reunião do Comitê Consultivo (PDF)