Publicado: 16 de outubro de 2014 | Autor: Redação

Resveratrol

Resveratrol é uma substância extraída do vinho que retarda o envelhecimento das células, combate o colesterol e ainda diminui o risco de doenças do coração.

O Resveratrol é o nome do princípio ativo de uma substância encontrado em maior abundância nas cascas de uvas de coloração escura. Esta substância é encontrada em vários subprodutos da uva, mas sua maior concentração encontra-se após a fermentação para obtenção do vinho tinto. Os benefícios do resveratrol são expressivos para diminuir o envelhecimento das células, através de sua forte ação antioxidante, além de combater uma série de doenças crônicas como a pressão alta.

Para que serve o Resveratrol?

Antibiótico natural das videiras

O resveratrol é um antibiótico natural gerado pela videira para proteger os cachos de uva contra ação de fungos, quanto mais agressivo é o ambiente de cultivo da uva, maior é a concentração de resveratrol na casca das uvas.

Curiosidades sobre o Resveratrol - O "Paradóxo Frânces"

O resveratrol começou a ser popularizado depois de estudos comprovarem que países onde o consumo de vinho é regular e moderado, os índices de doenças relacionadas ao coração são menores, mesmo que a alimentação tradicional destes países seja rica em alimentos gordurosos. Este fato ficou conhecido no meio científico como o "paradoxo frâncês".

Representação química do Resveratrol

Representação química do resveratrol

Onde comprar o Resveratrol?

O Resveratrol pode ser adquirido em lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação de medicamentos. Vale informar que o consumo de resveratrol não depende de receita médica mas uma consulta prévia ao seu médico é altamente recomendada.

REFERÊNCIAS

Conselho Regional de Química | http://www.crq4.org.br | Acesso em 16/10/2014.
Nature News | Revista Nature News| Acesso em 16/10/2014.
NYR Natural News | NYR Natural News| Acesso em 16/10/2014.