Entenda os riscos da automedicação para sua saúde

A prática da automedicação é relacionada ao fato de utilizar medicamentos sem a orientação de um profissional qualificado. A prática de tomar medicamentos sem prescrição médica ou sem o auxílio técnico de um farmacêutico, pode causar sérios riscos à sua saúde e de sua família. Os efeitos colaterais são vários, mas os mais comuns para quem se automedica são reações alérgicas, dependência e, dependendo do medicamento, pode até mesmo levar a morte.

A saúde é coisa séria. Por isso, não tome medicamentos sem receita e procure sempre um farmacêutico para receber orientações quanto à forma mais adequada de uso. Esta é uma iniciativa muito simples, mas que pode, até mesmo salvar sua vida.

O farmacêutico é um profissional formado em nível superior e capacitado para analisar a interação do medicamento com outras substâncias, utilizando o seu conhecimento como parte fundamental para o sucesso de seu tratamento.

Fique sempre atento ao aparecimento de reações indesejáveis. Verifique também se a embalagem ou apresentação do seu remédio não sofreram algum tipo de alteração.