Publicado: 1 de julho de 2012 | Autor: Redação

Os alimentos funcionais

Os alimentos possuem o maior grau de responsabilidade em relação a saúde humana, são as principais fontes de macro e micronutrientes benéficos ao nosso organismo, fornecem os componentes principais para o crescimento, o equilíbrio e o perfeito funcionamento do corpo humano.

Surgimento dos alimentos funcionais

Com o avanço da tecnologia das últimas décadas, estudos científicos mais aprofundados em relação a alimentação e seus nutrientes, possibilitaram descobertas fantásticas no campo da nutrição humana, que ocasionaram em uma nova categorização de alguns alimentos e seus nutrientes, elevando-os à categoria de alimentos com ações farmácológicas e de resultados semelhantes aos medicamentos industrializados.

O termo alimento funcional (AF) é o resultado de muitos estudos sobre os inúmeros compostos ativos benéficos nos alimentos e sua aplicação terapêutica em favor da nutrição humana.

Também chamados de super alimentos ou nutracêuticos, estes compostos sempre foram essenciais a saúde, mas sua ação terapêutica, combatendo doenças crônicas como o diabetes, obesidade, câncer, osteoporose entre outros males, têm despertado a atenção da comunidade científica nacional e internacional nos últimos anos.

Definição de alimentos funcionais

Alimentos funcionais ou nutracêuticos são componentes alimentares que ultrapassam sua função nutritiva e adotam posição de destaque no combate ou prevenção de doenças crônicas ou mantém o estado de saúde de um organismo.

Origem e conceito

O conceito de alimentos funcionais foi Inicialmente proposto no Japão na década de 1980, foi o primeiro país a adotar estudos científicos para comprovar os efeitos fisiológicos dos alimentos nos seres humanos e, em 1991, é apresentado a comunidade científica o termo "Food for Specified Health Use" - (FOSHU).

Alimentos Funcionais no Brasil

No Brasil os alimentos funcionais são de responsabilidade regulatória da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, que possui diretrizes e resoluções básicas para normalizar legalmente o setor de novos alimentos.