Publicado: 1 de julho de 2012 | Autor: Redação

Óleo de girassol

O óleo de girassol é uma substância de grande poder antioxidante e nutricional, além de ser um ótimo suplemento para reposição do tecido muscular e um aliado importante na redução de gordura corporal.

O que é o óleo de girassol?

O óleo de girassol é um suplemento alimentar obtido a partir do processamento das sementes da planta do girassol (Hellanthus Annus) que possui grande concentração de Ácidos Graxos essenciais como o ômega 6 e ômega 9.

 

Descrição botânica do girassol

O Girassol é uma planta herbácea de nome científico Helianthus annus que pode medir até 3 metros de altura, possui caule ereto e grosso que apresenta uma flor ou ramificado com inflorescências menores. Toda planta é coberta de minúsculos "pelos" ásperos e duros e suas folhas são largas e ovais. As pétalas amarelas são assexuadas e os floretes marrons são bissexuais. A parte mas utilizada é um fruto-semente aquênio achatado que encontram-se no miolo dos floretes hermafroditos.

Curiosidades

O nome girassol é proveniente de uma caracteristica peculiar da planta, pois a flor muda de posição várias vezes ao dia para aumentar a exposição de suas pétalas ao calor e luz solar.

Princípios ativos presentes no óleo de girassol

Origem da planta de girassol

O girassol tem origem nativa na América Central, mas hoje é cultivado em quase todo mundo, com finalidades alimentares e recentemente o uso do óleo de girassol está sendo introduzido em políticas de fonte energética sustentável.

REFERÊNCIAS

Índice Terapêutico Fitoterápico: ITF. - 1. ed. - Petrópolis, RJ: EPUB, 2008
Agência USP de notícias: site: http://www.usp.br/agen/?p=102345