Publicado: 1 de julho de 2012 | Autor: Redação

Conheça o guaraná

O guaraná é um fruto típico da amazônia que ganhou notoriedade por todo mundo, devido à suas propriedades estimulantes contra o strees e o cansaço físico e mental.

O que é o guaraná?

O guaraná é uma fruta da região amazônica com propriedades excitantes e estimulantes que favorecem a diminuição do cansaço físico e mental, confere ação tônica cardiovascular, além de prevenir cólicas e enxaquecas. O nome botânico empregado ao guaraná é Paullinia Cupana H.B. & K. e a parte mais utilizada para consumo são suas sementes.

Origem e cultivo do guaraná

O guaraná é um fruto típico da região amazônica brasileira, cultivado do rio Tapajós até a bacia do rio Madeira e seu cultivo foi introduzido em outras florestas tropicais com finalidades comerciais para fabricação de refrigerantes e compostos nutricionais alimentícios.

Benefícios do guaraná em cápsulas

O guaraná é uma substância natural que possui diversas propriedades terapêuticas, abaixo destacamos as mais notáveis e que conferiram ao guaraná em sua forma natural o status de alimento funcional:

Princípios ativos presentes no guaraná (fruta)

Como o guaraná é visto pela comunidade científica?

Os principais nutrientes do guaraná são as metilxantinas (cafeína, teobromina e teofilina), além de altas concentrações de taninos. Foram observadas várias ações farmacológicas do guaraná oriundas das metilxantinas sobre o Sistema Nervoso Central (SNC) e cardiovascular (HENMAN, 1982;1986). O mecanismo de ação inclui a inibição da enzima fosfodiesterase (MANDEL, 2002) (com aumento das concentrações de AMPcíclico intracelular) e o antagonismo de adenosina (FISONE, 2004), o que resulta na estimulação do SNC. (fonte: Anvisa)

REFERÊNCIAS

Índice Terapêutico Fitoterápico: ITF. - 1. ed. - Petrópolis, RJ: EPUB, 2008.
Anvisa: http://www4.anvisa.gov.br/base/visadoc/BM/BM%5B31615-2-0%5D.PDF