Publicado: 1 de julho de 2012 | Autor: Redação

Espirulina (Spirulina)

Espirulina é uma cianobactéria que por muito tempo foi confundida com uma espécie de alga marinha, e possui surpreendentes propriedades terapêuticas e alimentares.

O que é Espirulina?

Espirulina é um tipo de bactéria dos mares benéfica ao nosso organismo, que por muito tempo foi confundida com um tipo de alga marinha. A espirulina é usada como suplemento alimentar em diversas culturas e possui uma grande quantidade de nutrientes como proteínas, vitaminas, ácidos graxos, minerais e aminoácidos essenciais.

As possíveis propriedades terapêuticas associadas a espirulina chamam mais atenção da comunidade científica do que suas propriedade alimentares, enquadrando-a no seleto grupo de alimentos funcionais.

Benefícios da Spirulina

Os estudos para demonstrar os benefícios da espirulina ao organismo humano são diversos e, abaixo relacionamos um resumo de seus benefícios já comprovados pela comunidade científica.

O que são cianobactérias?

As cianobactérias não podem ser classificadas como algas e nem como uma bactéria comum. A espirulina é um microorganismo com características celulares procariontes (bactérias sem membrana nuclear), porém com um sistema fotossintetizante semelhante ao das algas (vegetais eucariontes), ou seja, são bactérias fotossintetizantes.